Javascript
Javascript é uma linguagem de programação que permite ao desenvolvedor criar ações em suas páginas web. "O que é Javascript ?", "Como nasceu Javascript" são algumas perguntas que o artigo ira responder.
Javascript é uma linguagem que pode ser utilizada para profissionais e para quem esta iniciando o desenvolvimento de sites e aplicações web. Ela não requer compilação já que a linguagem é do lado cliente (client-side), sendo assim, o navegador fica responsável por interpretar.
Muitos confundem Java com Javascript, mas ambas as linguagens são diferentes e têm suas características únicas. Javascript tem a vantagem de ser incorporada em qualquer página web, pode ser executada sem a necessidade de instalar um outro programa.
Java, por outro lado, tem a principal característica de ser uma linguagem independente de plataforma.Você pode criar qualquer tipo de programa que pode ser executada em qualquer computador, devido às suas características é também amplamente utilizada para internet (JSP ,JSF).
Como resumo, podemos dizer que o Javascript é uma linguagem de script baseada em protótipos, enquanto o Java é uma linguagem orientada a objetos.
O que é Javascript ?
Javascript é uma linguagem com várias possibilidades de uso, e usada desde em pequenas aplicações como em aplicações maiores. Com Javascript podemos criar diferentes efeitos e interagir com usuários.
Esta linguagem tem várias características entre elas, podemos citar que é uma linguagem baseadas em ações. Além disso, é uma linguagem que usa Windows e X-Windows em sua grande parte de programação que é focada em descrever objetos, sendo assim, como exemplo, para escrever funções que respondam aos movimentos do mouse, aberturas, uso de chaves, página de carregamento, entre outros.
Ressalta-se que há dois tipos de Javascript: O primeiro é aquele que é executada no cliente, este é o Javascript em si, embora tecnicamente chamado Navigator Javascript, mas também há um Javascript que roda no servidor é mais recente e é chamado LiveWire Javascript.
Como nasceu Javascript?
Javascript nasceu com a necessidade de permitir aos desenvolvedores de sites, que páginas web permitisse interagir com os usuários, já que precisava criar sites com maior complexidade. O HTML permitia criar páginas estáticas onde se podia mostra textos com estilos, mas não com a necessidade de interagir com os usuários.
Em 1990, Nestcape criou Livescript: as primeiras versões da linguagem foram principalmente dedicada aos pequenos grupos de desenvolvedores Web que não necessitava utilizar um compilador, e nenhuma experiência em programação orientada a objetos.
A medida que novas versões estavam sendo disponível a esta linguagem incluía novos componentes que deram grande potencial a linguagem, mas infelizmente o desenvolvimento foi desativado, porque a Nestcape parou de desenvolver novas versões.
Em dezembro de 1995, Netscape e Sun Microsystems (Criadora da linguagem Java) , se uniram para desenvolver um projeto em conjunto, para reintroduzir esta linguagem com o nome de Javascript. Em resposta a popularidade do Javascript, a Microsoft lançou a sua própria linguagem de script, VBScript (uma pequena versão do Visual Basic).
Em 1996, a Microsoft está interessada em competir com Javascript, e lança a linguagem chamada JScript, introduzida em navegadores Internet Explorer. Apesar das várias críticas que são feitas à linguagem Javascript, esta é uma das linguagens de programação mais populares para a web.
O Javascript é uma tecnologia que sobreviveu por mais de 10 anos, é fundamental na web, junto com a padronização da "European Computer Manufacturers Association" (ECMA) (mais tarde adotada pela ISO) e W3C DOM, Javascript é considerado por muitos desenvolvedores web como a base para próxima gerações de aplicações web dinâmicas no lado do cliente.
A uniformização do Javascript começou em conjunto com a ECMA em novembro de 1996. Este padrão foi adotada em junho de 1996 e depois também pela "International Organization for Standardization" (ISO).
O DOM por sua sigla "Document Object Model" ou Modelo de Objetos de Documento, foi projetado para evitar incompatibilidades.
Onde posso ver funcionando Javascript?
Entre os muitos serviços que são feitos com o Javascript na internet incluem:
- Correio
- Chat
- Buscador de informação
Nós também podemos encontrar ou criar código para inserir em páginas como:
- Relógio
- Contadores
- Datas
- Calculadoras
- Validações de formulários
- Detectores de navegadores e linguagens
Como identificar código Javascript?
Para inserimos um código em Javascript é recomendável inserir entre as tags <head></head> usando as tags <script type="javascript/text"> </script> ou inserir em um arquivo separado como no exemplo:
|
Algumas características da linguagem são:
Sua sintaxe é semelhante ao usado em Java e C, sendo uma linguagem do lado do cliente que é interpretado pelo navegador.
- Variáveis: var = "Hola", n= 103
- Condição: if (i < 10) { ... }
- Laços : for (i=0;i < 10; i++) { ... }
- Arrays: var carros = new Array ("Gol","Golf","Uno"}
- Função: Ação criada pelo desenvolvedor:function Somar(return a+b;);
- Comentários://comentário de uma unica linha/*Comentários de várias linhas
- */
- Programação Orientada a ObjetosPermite programação orientada a objetosEx. document.write("Ola");
- As variáveis podem ser definidas como: string, integer, flot, boolean simplemente utilizando var. Podemos usar o carácter '+' para concatenar string.
Compatível com os navegadores?
Javascript é suportado pela maioria dos navegadores como Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, entre outros.
Com o surgimento de linguagens, como o PHP que é do lado do servidor (server-side) e do lado do cliente, Javascript. Ajax (Acrônimo Javascript e XML) surgiu, para criação de aplicações web interativas. Esta linguagem combina várias tecnologias:
- HTML e CSS para gerar estilos
- Implentações ECMAScript, um dos quais é a linguagem Javascript
- XMLHttpRequest é uma das funções mais importantes, incluído, que permite a troca de dados de forma assíncrona com o servidor web pode esta usando PHP, ASP.NET, entre outros.
Devemos notar que, enquanto Javascript é suportado em vários navegadores, os próprios usuários podem desabilita-los.
Este artigo foi traduzido do link e foi adaptado por Natanael Santos.
0 comentários:
Postar um comentário