quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sistema de Ordem de Serviço em C# - SQL Server e Crystal Reports Parte I


Bom dia a Todos! Programadores do mundo!


Introdução
                O Sistema de Ordem de Serviço foi desenvolvido pelo blog nstutoriais.blogspot.com para aprendizagem da linguagem de programação C#. O Sistema conta com uma Tela de Splash, Tela de Login, Tela Principal, Cadastro de Usuário, Cadastro de Cliente, Cadastro de Serviço, Ordem de Serviço, Relatório de Cliente, Serviço e Ordem de Serviço.

O Tutorial esta dividido em doze partes a seguir:

1º Parte: Criação do Banco de Dados usando o SQL Server: Desenvolvido o banco de dados contendo quatro tabelas.
2ª ParteCriando o Projeto: Utilizando o Visual Studio para desenvolver o Sistema.
3ª Parte: Conexão com o Banco de Dados: Nesta parte e feita à conexão com o banco de dados para o Sistema.
4º Parte: Tela de Login: Responsável por fazer o controle de usuário no formulário
5ª Parte: Tela de Splash: Responsável por carregar o sistema
6ª Parte: Tela de Usuário: Responsável por inserir, excluir e atualizar os usuários do sistema.
7º Parte: Tela de Serviço: Responsável pelo Cadastro de Serviço.
8º Parte: Tela de Cliente: Responsável pelo Cadastro de Cliente.
9º Parte: Tela Ordem de Serviço: Responsável por Emitir a Ordem de Serviço.
10º Parte: Tela de Principal: Responsável por fazer a junção dos formulários.
            11º Parte: Relatório Cliente: Responsável por mostrar todos os Clientes cadastrados no sistema
            12º Parte: Relatório Serviço:  Responsável por mostrar todos os Serviços cadastrados no sistema

           13º Parte: Relatório Ordem de Serviço:  Responsável por mostrar todas as Ordens de Serviço cadastradas no sistema

Nesta Parte iremos mostrar o vídeo do Sistema e na próxima postagem a Criação do Banco de Dados.

53 comentários:

  1. Parabens Natanael por todos esses tutoriais. Você está contribuindo imensamente para comunidade de programadores e além do mais está ensinando as pessoas trilharem os passos para serem bons desenvolvedores.

    Gostaria de sugerir para você um tutorial com a arquitetura MVC, tanto para desenvolvimento web quanto desktop e que tal um sistema de lojas que emitam a nota fiscal paulista e a nota fiscal eletronica ?

    Um forte Abraço Rubens !

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!!!

    Infelizmente eu não estou nesse nível de arquiteura MVC, pois estou em LINQ, mas ser você quiser ensinar ficar a vontade que posto no blog.

    ResponderExcluir
  3. parabens cara... ajudou muito a gente com o nosso PORTIFOLIO DE ANALISE DE SISTEMAS.

    ResponderExcluir
  4. Ae Rubens estou estudando MVC daqui a pouco eu posto sobre este conceito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Natanael, você esta fazendo um ótimo trabalho aqui, já me ajudou muito, pois sou iniciante em C#. Goastaria que você me desse uma ajuda de como fazer um formulário que armazene no banco de dados vendas e/ou locações para clientes. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Natanael,

    Parabéns, muito bom os tutoriais do blog NS.

    Gostaria de saber se o Tutorial de OS teria para web, pois sou iniciante em programação web, e seria um excelente tutorial para desenvolver.

    E Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Amigo poderia explicar como eu posso criar um historico do andamento com a OS. Por exemplo: Acrescentar que no dia 01/12/2011 foi diagnosticado defeito em tal peça, e depois no dia 02/12/2011 foi liberado pelo cliente o conserto da peça.. E assim vai.. Para ter um historico do que está sendo feito! Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Natanael.

    Estava procurando uma ordem de serviço free na net. E encontrei o seu sistema.
    baixei ele para minha maquina, e tentei executa-lo, mas parece que está faltando o banco de dados.

    Sei que sou leigo no assunto, isto é muito leigo e não sei se realmente está sem o banco.

    se estou errado, por favor me ajude.

    grato por sua atenção

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigo,
    Esse sistema é um tutorial para aprendizado da linguagem C#, mas realmente vem sem o banco de dados, pois é um tutorial e começar tudo do zero.

    ResponderExcluir
  10. Muito Legal Natanael, Parabens! Pessoas como você faz a nossa área crescer em conhecimentos, e em humanismo!!

    Muito Obrigado!

    Leonardo Rocha de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Natanael boa tarde.
    Meu amigo excelentes tutoriais.
    Meu parabéns.
    Gostaria de saber se tem todos em video?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Cara parabens ai vai ser de muita ajuda para desenvolver sistemas futuros, você deu uma base muito boa parabens mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Ola Nataniel sou Adilson Futa de ANGOLA, obrigados pelos tutoriais que tem dado em especial o nivel acesso pois pude faze-lo corretame nte e vunciou e dai eu tive grandes ideias e estou trabalhando num campo de login por FINGERPRINT e gostaria muito da sua ajuda mas acima de tudo obrigado e que continues assim.

    ResponderExcluir
  15. Natanael, quando vou salvar a tela de usuario ele me da o segunte erro.
    cannot insert explicit values for identity column in table 'tbUsuario' when IDENTITY INSERT is set to OFF.

    por favor me ajuda.

    att: Emerson Giraldi

    ResponderExcluir
  16. Faz o seguinte o auto incremento esta desabilitado, habilite ele que vc consegue

    ResponderExcluir
  17. faz assim

    SET IDENTITY_INSERT nome_tabela ON

    ResponderExcluir
  18. Natanael, desculpa a minha ignarancia, mais aonde eu coloco SET IDENTITY_INSERT nome_tabela ON eu entro aonde para por?

    ResponderExcluir
  19. Natanael desculpa novamente aonde eu ponho SET IDENTITY_INSERT nome_tabela ON?

    ResponderExcluir
  20. Natanael não vai ja coloquei oque vc pediu, mais mesmo assim não consigo fazer que fique ativo o autoincremente, oque posso fazer para resolver?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Natanael, parabéns pelo post cara, só me tira uma dúvida, estou usando o visual studio 2012 e ele não me mostra a opção na toolbox\data do reportview, eu já adicionei a opção no "choose itens\.net framework components" e adicionei o reportview, mas quando coloco ele no formulário ele não aparece como mostrado no post, ele fica apenas na parte inferior do formulário e não dá opção de editar da forma que vc ensina. Manda um help por favor.
    Grato,
    João Farias

    ResponderExcluir
  22. Alguém pode me ajudar nessa questão?

    ResponderExcluir
  23. Show Natanael, ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  24. Ola Natanael adorei teu tutorial. Muito bom mesmo da pra ter uma ideia ótima de como fazer uma ordem de Serviço e outros form em C#
    Eu gostaria de Algum tutorial caso você tenha de como imprimir esses form do visual Studio.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado, tem este tutorial de criação de relatório, segue o link e qualquer dúvida só comentar. http://www.nstutoriais.com/2011/02/video-aula-criando-relatorio-com-c.html

    ResponderExcluir
  26. Qual a versão do SQL Server usada neste tutorial? Tentei rodar o código fonte no Visual Studio 2012 + SQL Server 2012, e são gerados erros na compilação, bem como fala de incompatibilidade com o SQL Server 2012. Apesar de ainda não ter conseguido rodar o sistema, já me ajudou muito. Continue assim. Valeu!

    ResponderExcluir
  27. Neste tutorial e 2005. kkk, realmente brother vai dar um erro de imconpatibilidade, mas a solução é dividir os dois em um tela e tentar fazer no 2012, sem ctrl c e ctrl v.

    Qualquer coisa, posta um comentario.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Consegui compilar sem erros (no VS 2012) com pequenas adaptações. Porém, ao conectar ao banco (SQL Server 2012) via autenticação do windows recebo a mensagem:
    The attempt to attach to the database failed with the following information: Falha de logon do usuário 'USUARIO\usuario'.

    O login no SQL Server é misto. Tentei alterar para login via autenticação do sql, mas não funciona tb. Saberia me dizer o que alterar para resolver este erro?

    ResponderExcluir
  29. Pra ficar bacana em vez de vc colocar USUARIO\usuario coloca (local) ou localhost, o VS entende que é o banco local e não esquece de testar a conexão.

    ResponderExcluir
  30. Mudei para local. Ainda tinha uma conversão do arquivo SQL que eu não tinha visto. Foi feita a conversão automática pro padrão do SQL Server 2012. Deu certo no SQL Server 2012 + Visual Studio 2012. Está fazendo a ligação com o banco. Obrigado Natanael.

    ResponderExcluir
  31. Amigo disponibilize o código fonte, ok

    ResponderExcluir
  32. Esta na ultima página. Desculpe http://www.nstutoriais.com/2011/05/sistema-de-ordem-de-servico-em-c-sql_5616.html

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Natanal, tudo bom?
    Primeiramente parabéns pelo trabalho. D+!

    Estou com um probleminha amigo, o meu projeto está dando erro no frmLogin neste método:

    public void SplashScreen()
    {
    //Executar a Tela de Splash
    Application.Run(new frmSplash());
    }

    o erro é no frmSplsh(), estou parado no projeto e preciso aprender!

    Obrigado e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde! Parabéns pelo seu trabalho!
    Esse tutorial é o que eu preciso. eu trabalho com administração de obras e gostaria de disponibilizar o acesso para cada cliente poder abrir uma ordem de serviço para cada obra. Esse cliente seria uma construtora ou um construtor onde teria varias obras. Tem como ser feito isso no momento de login o usuário(cliente 01) ter acesso somente aos dados relacionados a esse cliente 01?

    ResponderExcluir
  35. Ola Natanael, gostaria de saber com qual Login e senha eu faço o login do sistema de ordem de serviço.

    ResponderExcluir
  36. Tem como baixar esse sistema pronto ? Obrigada Natanael .

    ResponderExcluir
  37. Natanael, preciso de ajuda estou finalizado esse programa mais quando fui testa na parte de login ele não abrir a tela principal não erro de usuário invalido mais deu olhada no banco de dados e senha esta certa e sair disso o que pode.
    desde já agradeço pela atenção e vale muito força com esse programa e show de bola.

    ResponderExcluir
  38. HELP!!

    Estou precisando de uma ajuda. Quem pode?

    Um erro no meu código.

    ResponderExcluir
  39. Como faço para que não aceite dados duplicados...tipo cliente com mesmo cpf?

    ResponderExcluir
  40. Ola Natanel ,

    Tem o fonte já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim.
      http://www.4shared.com/file/T-s-cRVK/SiServico.html

      Excluir
  41. Olá boa noite, preciso da instalação do SQL server 2012, alguem pode me passar o link?

    ResponderExcluir
  42. Usa um mais novo 2014. É um torrent.
    https://thepiratebay.se/torrent/9868118/MICROSOFT.SQL.SERVER.2014.DEVELOPER.EDITION.X64-DVTiSO

    ResponderExcluir
  43. Natanael oque devo instalar do sql server, sou leigo to começando agora, e queria uma ajuda, pesquisei na internet e achei oque instalar mas é pro servidor, pra quem quer programar e criar o BD quais seriam as opções que teria que marcar na hora de instalar?

    ResponderExcluir
  44. Se vc baixou o torrent.
    Eu aconselho visualizar o video a seguir:
    https://www.youtube.com/watch?v=grzEDvAlIrA

    ResponderExcluir
  45. Vi o Vídeo Natanael, esta fazendo a instalação de forma completa, da erro durante a instalação por não consegui acessar a pasta TEMP estou usando windows 10, alguém ja passou por isso?

    ResponderExcluir
  46. Muito bom cara, parabéns! Eu vou ver todas as vídeo aulas.

    ResponderExcluir
  47. qual email vc ta usando atualmente ?

    ResponderExcluir
  48. cara eu consegui abrir com o visual c# 2008 mas esta dando um erro de sql. qual versão foi usada?

    ResponderExcluir
  49. estou com um problema ao fazer login
    cadastrei direto no banco sql o usuário, nível de acesso, senha, e confirmação da senha, mas ao fazer o login no sistema diz essa mensagem
    REFERENCIA DE OBJETO NÃO DEFINIDA PARA UMA INSTANCIA DE UM OBJETO.

    ResponderExcluir